São Paulo ganha nova casa de e-sports


Live Arena será inaugurada na próxima semana e terá atrações variadas

A cidade de São Paulo ganhará, a partir da próxima semana, mais uma casa para os e-sports. Localizada na zona oeste de São Paulo, a Live Arena, com inauguração marcada para segunda-feira (dia 9), terá como embaixador o comentarista da TV Globo, Caio Ribeiro. 



Com visual inovador e intimista, a Live Arena tem como intenção não somente atrair eventos que envolvam ciberatletas profissionais, mas também fomentar o cenário de e-sports em um âmbito mais amplo. Será um espaço multiuso que deverá sediar workshops sobre o assunto, além de diversos tipos de produção envolvendo os gamers.

Disposto em uma área de 230 m2 e com uma arquibancada retrátil que tem capacidade para até 100 pessoas, o local foi concebido pela agência Aktuellmix – presidida por Rodrigo Rivellino, filho do ex-jogador de futebol Roberto Rivellino, dono de passagens marcantes por Corinthians, Fluminense e campeão do mundo com a seleção brasileira em 1970.


Rodrigo Rivellino, filho do ex-jogador de futebol Roberto Rivellino (Foto: RODRIGO COCA/DIVULGAÇÃO)

O publicitário espera que a iniciativa ajude a revelar não somente novos jogadores profissionais, mas também interessados em outras competências dos e-sports, como narradores ou comentaristas, por exemplo.

– A ideia é ter campeonatos e duelos, tanto de profissionais como de amadores. Ou, até melhor, jogadores em formação. Pessoas que querem ser profissionais nesse mundo e não sabem como, aqui encontrarão um espaço para aprender e se desenvolver. E não estamos falando apenas de pro players, mas comentaristas, narradores, operadores de câmera, enfim, todos esses profissionais que hoje fazem parte desse mundo e que quase ninguém sabe como entrar ou se pode entrar – disse.

A ideia da arena, aliás, é ir além dos games que já caíram no gosto brasileiro, como o League of Legends e o Counter Strike: Global Offensive.

– Não queremos focar apenas em uma modalidade. Sabemos que o League of Legends é uma grande febre no Brasil, e o Counter Strike também é muito popular e é conhecido aqui desde o início dos anos 2000, mas o universo dos games é gigante e tem muitas opções. Estamos falando de mais de 66 milhões de praticantes de games no país. Portanto, além destes que já viraram tradicionais, digamos assim, vamos também abrir o leque para outras modalidades – explicou Rivellino.

Além de Caio Ribeiro, responsável pelos comentários no game FIFA 18, o evento de inauguração também contará com Felipe “Yoda” Noronha, ex-jogador profissional de League of Legends e um dos maiores streamers do game no mundo. Campeão do CBLoL com a Red Canids no primeiro semestre deste ano, Yoda se afastou do cenário competitivo para se dedicar a projetos pessoais.

– Um dos trabalhos mais gratificantes que tenho feito nos últimos anos é comentar o Fifa. Não dá para ignorar o crescimento dos jogos eletrônicos. Os e-sports são uma realidade. É um projeto novo e um caminho sem volta. Quem ignora o eletrônico está vendo o esporte de uma maneira muito pequena – disse Caio Ribeiro.

Rodrigo Faber / Sportv