Para entrar no cenário de e-Sports, game brasileiro aposta em carros e rock pesado


Carros velozes, rock pesado e nostalgia são os ingredientes do jogo de batalhas veiculares, Heavy Metal Machines, desenvolvido pela Hoplon. A inspiração vem do clássico Rock & Roll Racing, lançado pela Blizzard em 1993. Com dinâmica diferente da maior parte dos games no estilo multiplayer online battle arena (MOBA), o jogo brasileiro quer abrir espaço para um novo cenário competitivo. 


Pensando nisso, antes mesmo do lançamento oficial o HMM já conta com torneios de nível internacional organizados pela Eletronic Sports League (ESL). O próximo será o Campeonato Sul-Americano. - O MOBA tem essa natureza de competitividade. Desde o início quisemos que ele fosse um jogo competititvo. Com essa onda de e-Sports, foi natural para nós começarmos a promover esses torneios com a ESL - disse Rodrigo Campos, CEO da Hoplon.

O início do competitivo se deu através de sevidor europeu, com o time russo, KVASDOPIL, levando o título. O próximo campeonato será realizado em servidor brasileiro e com transmissão ao vivo pela internet em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí. A competição será em três fases: classificatórias, playoffs e finais, entre 08 e 22 de outubro. A premiação total pode chegar a até R$ 12 mil.

O país já começa a dar os primeiros passos no competitivo do game. O Rat'M, equipe brasileira cujo nome foi inspirado na banda californiana Rage Against the Machine, ficou com o quarto lugar no campeonato europeu. O capitão, Soyer, de Sergipe, espera fazer mais bonito ainda agora com o servidor em solo nacional.


Diferente de MOBAS tradicionais como League of Legends ou Dota2, Heavy Metal Machines não tem torres ou qualquer alvo fixo. Tudo remete a velocidade e ação. O objetivo é pegar uma bomba posicionada na arena e a levar até a base do adversário. Quem conseguir fazer isso três vezes primeiro vence a partida.

A ambientação também foge dos cenários de fantasia. Em vez de seres fantásticos, um mundo pós-apocaliptico com estética heavy metal. A pegada nostálgica é intencional. Rock & Roll Racing, lançado para Super Nintendo, Mega Drive e Game Boy Advanced, está tão presente que o narrador original Larry Huffman também empresta sua voz ao jogo brasileiro.
Sportv / Thiago Correia